Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ter uma alimentação saudável traz imensas vantagens, como mais energia, melhor sono, humor melhorado, entre outras. Mas comer demasiados legumes, plantas e vegetais tem um lado negro, pode deixar-nos inchados e não há nada pior do que estarmos orgulhosos da nossa alimentação mas termos uma barriga inchada!

1. Leguminosas

 As leguminosas, como o feijão ou as lentilhas contém hidratos de carbono difíceis de digerir, sendo por isso os culpados mais frequentes de gases ou inchaços.

Claro que contém benefícios para o nosso organismo, por isso, se quiserem a parte boa e diminuir a parte desconfortável, experimentem colocá-los em água durante uns minutos antes de os cozinharem.

 

2. Vegetais Crucíferos

 A esta família pertencem alimentos como os brócolos, a couve, a couve-flor, entre outros e contêm um tipo especial de açúcar que permanece não digerido até chegar ao intestino, onde é fermentado e produz bactérias.

Para contrariar o efeito destes vegetais, é melhor comer iogurte, para estimular a produção de bactérias boas para reduzir o inchaço destes vegetais ricos em fibras.

 

3. Lacticínios

 

 Os lacticínios podem ser um problema para quem tenha problemas em digerir a lactose, principalmente para os que são intolerantes à lactose, por o organismo dessas pessoas não ter as enzimas necessárias para desfazer esses açúcares, o que causa a sensação de inchaço.

Mesmo não sendo completamente intolerante, cerce de 60% dos adultos tem problemas em digerir o leite, o que pode causar desconforto no estômago e inchaço.

 

4. Cereais

 

 Qualquer alimento rico em fibras pode causar a sensação de inchaço, até mesmo os cereais que tanto bem fazem ao nosso coração e ao nosso organismo.

Se não estiverem habituados a consumir alimentos ricos em fibra, o vosso organismo vai dar sinais de alerta, e até mesmo em dietas ricas em fibra, para ajudar a digestão, por vezes pode ser melhor reduzir, para aliviar problemas de estômago e problemas gastrointestinais.

 

5. Salgados Congelados

 

 Comer demasiado sal leva o nosso organismo a fazer retenção de líquidos para não ficar desidratado. Muitas comidas congeladas têm sal extra a ser adicionado para preservar o sabor a um custo mais baixo, por isso é melhor evitá-las.

Se por acaso consumirem muito sal ao longo do dia, uma boa opção é mesmo ingerir mais água, para diminuir a sensação de inchaço.

 

6. Adoçantes

 

 Os adoçantes artificiais já ficaram conhecidos por causarem irritações no estômago, mas podem também causar inchaço. A fructose, o adoçante geralmente utilizado, é na realidade muito difícil de digerir pela maioria das pessoas, causando assim a sensação de inchaço e problemas gastrointestinais.

 

7. Refrigerantes

 

 Bebidas com gás podem causar um aumento de gás no nosso estômago e aumentar a sensação de inchaço. Uma sugestão, para aqueles que não querem deixar de desfrutar os refrigerantes, é limitar o uso de palhinhas, visto haver estudos que dizem que estas contribuem para o aumento de ar e de gás presentes no estômago.

 

[Adaptado de Bustle]

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:30



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D