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Nutridicas: O Sol e a nossa saúde

por cascaesclinic, em 05.01.16

Queres garantir um bom nível de vitamina D no teu corpo e ter ossos sempre saudáveis, prontos para um óptimo desempenho em treinos e provas? A receita é bem simples: Sol, alimentação equilibrada e adequada, e, prática de exercícios físicos.

Vitamina D

A vitamina D ou colecalciferol é uma vitamina lipossolúvel, obtida principalmente através da luz solar (90% é sintetizada na tua pele pela radiação UV-B) e através da tua alimentação (10%).

O sol é fundamental para a tua saúde e para o funcionamento do teu corpo! Através dele, o teu organismo obtém a vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalece os teus ossos, conjugado com uma adequada actividade física.

É evidente que temos que ter os cuidados necessários com o sol afim, de prevenir o cancro da pele, é importante evitar a exposição solar prolongada sem protector solar e  evitar as horas de maior calor.

 

Fonte Nutricional

Na dieta, poucos alimentos são fontes de vitamina D: o mítico óleo de fígado de bacalhau; a gema de ovo; fígado; manteiga; peixes gordos como o salmão, a cavala e, em menor quantidade a sardinha e o atum.

 

Recomendações

A ingestão diária recomendada de vitamina D para indivíduos de 1 a 70 anos é de 400 UI/dia, e acima de 70 anos é de 600 UI/dia.

 

Funções da Vitamina D

  • Promove a absorção de cálcio e fósforo pelo intestino;
  • Regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos;
  • Actua nas funções musculares, cardíacas e neurológicas;
  • Importante para a secreção de insulina e para o sistema imunológico;
  • Combate a enxaqueca, a tensão pré-menstrual e ajuda a emagrecer.

 

Carência

Alguns estudos apontam que a vitamina D poderia ajudar no tratamento de algumas doenças reumáticas, auto-imunes, diabetes e alguns tipos de cancro.

A deficiência em vitamina D pode acelerar ou aumentar a osteoporose e osteomalácea (defeito na mineralização do osso) em adultos, e provocar o raquitismo em crianças.

Não estão referenciados manifestações de  sintomas em adultos, excepto por uma eventual dor, cansaço ou falta de equilíbrio.

  • Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;
  • Fraqueza muscular;
  • Tetania;
  • Moleira aberta após o primeiro ano do bebé;
  • Irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo nas crianças;
  • Osteoporose nos idosos;
  • Raquitismo;
  • Osteomalácea;
  • Pernas tortas.

 

Recomendações

Os bebés pré-maturos, as crianças e, os idosos que não têm alimentação equilibrada e variada e que não tenham hábitos de exposição solar têm maior probabilidade de vir  a desenvolver doenças relacionadas com a falta de vitamina D.

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protector solar, pois factores de protecção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele.

Indivíduos com pele mais escura têm capacidade reduzida de sintetizar a vitamina D e por isso devem expôr-se ao sol com mais frequência. 

Em tudo na vida ter bom senso e em caso de dúvidas pergunta a opinião ao teu médico.

 

 

Artigo escrito por:

Rosa Pena

 Licenciada em Dietética e Nutrição pela Faculdade de Nancy (França).

Possui experiência na área da Nutrição Clínica (Hospitalar e Comunidade), trabalho em diversas áreas de intervenção científica como malnutrição associada à doença, rastreio nutricional e dados socioeconómicos da malnutrição.

Elemento Fundador da APNEP onde desempenha a função de secretaria, tendo também desempenhado vários cargos na ANID e outras associações ligadas a saúde.

Oradora convidada em universidades, congressos e sessões clínicas.

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publicado às 12:00



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