Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Porquê falar de proteínas?

por cascaesclinic, em 24.12.15

O QUE SÃO?

A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas de aminoácido, que são no mínimo três aminoácidos.

 

FUNÇÃO DAS PROTEÍNAS

Elas desempenham um papel muito importante no teu organismo, pois fornecem material tanto para a construção como para a manutenção de todos os teus órgãos e tecidos. As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. No caso das primeiras, elas são consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais (aqueles que o teu corpo não é capaz de produzir). Já a proteína de origem animal é considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais.

 

IMPORTÂNCIA

As proteínas são de extrema importância para o teu organismo pela sua função construtora e reparadora, mas também porque participam na formação de hormonas, enzimas e anticorpos. Com estes poucos exemplos, já podes ter uma ideia do quanto elas são indispensáveis. Quando ingeres proteínas, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas tuas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos para serem utilizados onde forem mais necessários.

 

6 TIPOS DE PROTEÍNAS DO CORPO HUMANO

As proteínas podem ser classificadas de acordo com as funções que desempenham no teu corpo.

 

1. Proteínas Transportadoras

São aquelas que actuam no transporte de moléculas para dentro e para fora das células. São proteínas da membrana plasmática.

A hemoglobina, por exemplo, é uma proteína transportadora. Presente nos glóbulos vermelhos transporta o oxigénio dos pulmões para os tecidos.

 

2. Proteínas Reguladoras

Existem alguns tipos de hormonas que são proteínas e possuem a função de regular actividades metabólicas no organismo, como por exemplo a insulina. Sintetizada no pâncreas, ela actua no metabolismo de lipídos e proteínas, além de ser responsável pela entrada da glicose nas células.

 

3. Proteínas de Defesa (anticorpos)

Actuam no sistema imunológico do nosso organismo, ou seja, possuem a função de proteger-te de organismos estranhos (vírus, bactérias e etc.) que penetram no teu organismo.

A trombina e o fibrinogénio também são proteínas de defesa, pois actuam na coagulação do sangue em caso de ferimentos e cortes, evitando a perda sanguínea.

 

4. Proteínas Catalisadoras

Estas proteínas possuem a função de acelerar e facilitar reacções químicas que ocorrem no interior das células. As enzimas, por exemplo, são proteínas catalisadoras.

 

5. Proteínas Estruturais

São aquelas que possuem a função de promover a sustentação estrutural aos tecidos do organismo. Podemos citar como exemplo: elastina (actua na estrutura da pele).

 

6. Proteínas contrácteis

Estas proteínas possuem a função de possibilitar a contracção das fibras dos músculos. A miosina e a actina são exemplos de proteínas contrácteis.

 

 

SABIAS QUE?

As proteínas participam em praticamente todos os processos biológicos do corpo humano. Por isso, são de máxima importância para o sucesso do teu treino e teu bem-estar.

Relembro que devem constituir cerca de 15 % (10 a 15 %) das calorias ingeridas diariamente, e que, apesar de 1g de proteína fornecer 4 Kcal servem principalmente para recuperar o tecido muscular danificado durante o treino.

 

 

Referencias Bibliográficas

http://www.apdietistas.pt/nutricao-saude/alimentacao-na-saude/dieta-mediterranea

http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i008723.pdf

 

 

 

[Artigo escrito pela nossa nutricionista para o site All4Running]

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:00



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D