Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





3 doenças ligadas ao stress

por cascaesclinic, em 26.11.15

Todos nós sabemos que o stress não é algo bom para a nossa saúde, mas é importante saber a diferença entre stress crónico e momentos stressantes. 

Enquanto que os momentos stressantes nos podem fazer sentir mal durante algumas horas ou dias, o stress crónico pode mesmo chegar a interferir com a nossa saúde, de forma mais séria. Quando o nosso corpo detecta uma situação que causa stress, o nosso cérebro produz cortisol e adrenalina para ficarmos em estado de alerta. Depois de a situação stressante acabar, o nosso corpo volta atrás e deixa de produzir essas hormonas, voltando ao estado normal. Mas quando os níveis de stress são constantes, o nosso organismo fica sempre num modo activo e não deixa de produzir essas hormonas. Isto pode ter algumas consequências.

 

1. Depressão: a depressão tem várias causas, mas também pode ser causada por stress crónico. Também podemos desenvolver depressão se não soubermos lidar bem com o stress diário que nos afecta. Por isso é importante desenvolver técnicas para conseguirmos lidar com o stress de uma forma saudável.

 

2. Diabetes: ao libertarmos hormonas constantemente, os nossos níveis de açúcar no sangue permanecem elevados. Não basta só ter uma dieta baixa em açúcar para prevenir a diabetes, por isso é importante dar atenção aos nossos níveis de stress.

 

3. Doenças cardíacas: stress crónico mantém o nosso organismo em estado constante de alerta, o que significa que esses níveis de adrenalina mantém o nosso ritmo cardíaco acelerado e a um nível pouco saudável, o que a longo prazo pode causar doenças cardíacas.

 

Pode parecer algo fácil de ignorar, mas espero que depois de este artigo procurem lidar melhor com as más situações do dia-a-dia. Fazer yoga ou exercício pode ajudar a limpar a nossa mente e a relaxar, mas cada um tem que escolher a melhor maneira para si. Se quiserem saber como podem lidar com o vosso stress, digam-me qualquer coisa ou entrem em contacto com as minhas colegas da Cascaesclinic.

 

 

 

[Adaptado de Bustle]

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:30


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D