Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Bem-vindos! Sou a Isabel, a blogger da Cascaesclinic e tenho o melhor trabalho do mundo! Posso falar sobre os melhores serviços, dicas para uma saúde e bem-estar melhores e qualquer coisa que me ocorra. Inspirem-se aqui!
Mais um artigo que faz parte do nosso conjunto de Nutridicas escrito pela nossa Nutricionista Rosa Pena para o site all4running e adaptado especialmente para vocês.
Quando vamos às compras deparamo-nos com uma enorme variedade de produtos e de marcas e muitas vezes não sabemos muito bem qual a utilização e principalmente quais as diferenças entre eles. Para complicar ainda mais, a mesma marca pode ter o produto tradicional, o diet e o light.
Um alimento “DIET”, também chamado de alimento dietético, tem uma ausência total de um componente, ou nutriente.
O alimento “DIET” vai ser recomendado para uma população muito específica.
Por exemplo: se retirarmos o glúten, esse alimento será utilizado para pessoas intolerantes ao glúten ou doentes celíacos; se retirarmos a fenilalanina será para as pessoas intolerantes a este amino-ácido, ou seja para os pacientes com fenilcetonuria; se retirarmos os açúcares, será para o consumo dos pacientes diabéticos, por exemplo.
Os alimentos “LIGHT” são alimentos que sofreram uma redução na quantidade de um ou mais nutrientes. Isto pode torná-los menos calóricos.
Tudo vai depender de qual foi o nutriente que foi reduzido e da percentagem da redução. Por definição a redução deve ser de pelo menos 25 % para poder ser chamado de “LIGHT”.
A primeira pergunta que deves fazer é: qual é o meu objectivo na compra de um produto específico?
Se sofreres de uma intolerância, ou se fores sensível a um componente específico, precisas de escolher um alimento “diet” adequado à tua situação específica. Mas se o teu objectivo é emagrecer, neste caso o alimento light será eventualmente o mais adequado.
O alimento diet não é necessariamente menos calórico que o alimento tradicional. Chocolates e gelados diet são muitas vezes mais calóricos do que o produto tradicional. Isto acontece porque retiram açúcares mas acrescentam gordura para manter o sabor e uma textura adequada.
Por outro lado, deves ter em atenção ao falso sentimento de não culpa. Não adianta comer o alimento light em dupla quantidade do que o tradicional, porque como vimos, para ser light basta ter uma redução de 25% de um componente. Se comerem o dobro vão engordar, mesmo com o alimento light.
“light” e “diet” são produtos para serem utilizados em situações diferentes. Independentemente de os produtos serem chamados de “diet” ou de “light” eles contêm calorias e consumidos em excesso podem levar ao excesso de peso!
Relembro que a alimentação diversificada é equilibrada se tiver por base a pirâmide alimentar, adequada à tua idade e à tua situação específica.
Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características:
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.