Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Bem-vindos! Sou a Isabel, a blogger da Cascaesclinic e tenho o melhor trabalho do mundo! Posso falar sobre os melhores serviços, dicas para uma saúde e bem-estar melhores e qualquer coisa que me ocorra. Inspirem-se aqui!
Queres garantir um bom nível de vitamina D no teu corpo e ter ossos sempre saudáveis, prontos para um óptimo desempenho em treinos e provas? A receita é bem simples: Sol, alimentação equilibrada e adequada, e prática de exercício físico.
A vitamina D ou colecalciferol é uma vitamina lipossolúvel, obtida principalmente através da luz solar (90% é sintetizada na tua pele pela radiação UV-B) e através da tua alimentação (10%).
O sol é fundamental para a tua saúde e para o funcionamento do teu corpo! Através dele, o teu organismo obtém a vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalece os teus ossos, conjugado com uma adequada actividade física.
É evidente que temos que ter os cuidados necessários com o sol a fim de prevenir o cancro da pele.
Na dieta, poucos alimentos são fontes de vitamina D: o mítico óleo de fígado de bacalhau; a gema de ovo; fígado; manteiga; peixes gordos como o salmão, a cavala e, em menor quantidade a sardinha e o atum.
A ingestão diária recomendada de vitamina D para indivíduos de 1 a 70 anos é de 400 UI/dia, e acima de 70 anos é de 600 UI/dia.
Alguns estudos apontam que a vitamina D poderia ajudar no tratamento de algumas doenças reumáticas, auto-imunes, diabetes e alguns tipos de cancro.
A deficiência em vitamina D pode acelerar ou aumentar a osteoporose e osteomalácea (defeito na mineralização do osso) em adultos, e provocar o raquitismo em crianças.
Não estão referenciados manifestações de sintomas em adultos, excepto por uma eventual dor, cansaço ou falta de equilíbrio.
Os bebés prematuros, as crianças e, os idosos que não têm alimentação equilibrada e variada e que não tenham hábitos de exposição solar têm maior probabilidade de vir a desenvolver doenças relacionadas com a falta de vitamina D.
Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protector solar, pois factores de protecção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele.
Indivíduos com pele mais escura têm capacidade reduzida de sintetizar a vitamina D e por isso devem se expôr ao sol com mais frequência.
Em tudo na vida ter bom senso e em caso de dúvidas pergunta a opinião ao teu médico.
[Artigo escrito pela nossa nutricionista para o site All4Running]
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.